sábado, 8 de junho de 2013

Fadiga Muscular

O que é FADIGA?


Apesar da prática de exercício físico ser benéfica para a saúde do ser humano, há também problemas associados a ela. Um dos problemas mais comuns é a fadiga muscular, que pode ser acompanhada por dores, falta de motivação e a consequente diminuição do rendimento.
Os motivos são muitos, mas devem-se principalmente à falta de acompanhamento profissional na prática de exercício. Ou seja, as pessoas mais propícias a sentir fadiga muscular são aquelas que praticam alguma actividade por gosto ou para emagrecer e não os atletas, pois esses são vigiados por alguém que sabe como o treino pode ser mais benéfico.
O que provoca então a fadiga muscular? Bem, a má alimentação (principalmente em regime de dieta) é uma das principais causas, porque muitas vezes essas pessoas não comem antes de praticarem exercício e o corpo não possui os nutrientes necessários à produção de energia e acaba por usar as reservas. Isto porque quando há prática de exercícios físicos intensos, o corpo utiliza o chamado glicogénio que é obtido pela transformação dos hidratos de carbono, nutriente existente em alimentos como o pão e os cereais.
No caso das pessoas que procuram aumentar a sua massa muscular rapidamente, há um exagero na prática de exercício, não só a nível do tempo, como da intensidade, sem estarem fisicamente preparadas para tal esforço. Há mesmo estudos que defendem que o treino não deve ser realizado todos os dias para que o corpo tenha tempo de recuperar do esforço anterior, considerando haver uma altura “óptima” para a prática de exercício de modo a haver progressão no treino; antes dessa altura é prejudicial para o corpo, depois perdem-se os efeitos do treino anterior.
Se está a deparar-se com esse problema, é necessário resolvê-lo o mais depressa possível. Prepara-mos para si uma série de medidas que deve tomar para evitar tornar este problema crónico a ponto de afectar o seu dia-a-dia
Um dos factores mais importantes, como pôde verificar, é a alimentação. Além de ter uma alimentação variada e ter que fazer as normais 5 refeições diárias, se pretende praticar com regularidade exercício físico, deve tomar cuidados adicionais. Deve preocupar-se principalmente em ingerir todos os dias alimentos ricos em hidratos de carbono pois como sabe é a principal fonte de energia do organismo. Deve começar o seu dia com cereais e às refeições deve ter sempre presente massas, arroz ou batatas. Para um lanche pode novamente comer cereais ou mesmo pão. Se estiver em regime de dieta deve também ingerir estes alimentos, mas em quantidades controladas. Também a fruta e os vegetais possuem hidratos de carbono por isso abuse desses. E lembre-se que não deve praticar exercício físico logo após tomar uma refeição; espere cerca de 1 ou 2 horas, dependendo da quantidade de alimentos que ingeriu. E se o seu treino for mais demorado, por exemplo, mais que uma hora, deve fazer uma pausa para comer algo leve.
Para quem quer aumentar a massa muscular rapidamente, lembre-se: exercício intenso e sem controlo não vão ajudar, podendo mesmo criar lesões nos seus músculos que atrasam o processo. O melhor é deixar sempre um dia de intervalo entre cada treino para o corpo recuperar, pois se forçar o seu corpo todos os dias pode não vai aguentar e acabar por desistir. Deve também alongar os músculos antes e depois do treino. Isso vai fazer com que esses não fiquem tensos e contraídos os que provoca dores. Relaxamento e massagens também ajudam bastante.
Não precisa passar por este problema, pode evita-lo. O melhor é proceder de modo seguro e evitar problemas desagradáveis. Proteja a sua saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário