domingo, 29 de dezembro de 2013

UJS

União da Juventude Socialista


          A União da Juventude Socialista, denominada UJS, fundada em 22 de setembro de 1984 com sede em São Paulo, é uma organização juvenil, política, humanista, patriótica, internacionalista, de defesa e propaganda do socialismo cientifico, onde participam jovens estudantes, trabalhadores, artistas, esportistas, cientistas e intelectuais que atua compreendendo e respeitando a diversidade da juventude.Para tanto, busca contato com todas as manifestações e organizações juvenis, que estejam de acordo com seus objetivos e princípios. Podem ser membros da UJS todos os jovens até 29 anos de idade.
          Nascida no período da ditadura militar, a UJS foi fundada pelo PCdoB, constituindo assim seu braço juvenil - que anteriormente era denominado União da Juventude Patriótica. Algumas das lutas das quais a UJS participou desde sua fundação foram o Fora Collor, o voto aos 16 anos, o Diga não a ALCA, na derrota do FHC e na eleição dos Presidentes Lula e Dilma, lutando sempre pelas reformas democráticas do País. A UJS está inserida nos principais movimentos juvenis do pais como UNE, UBES, UNEGRO(União de Negros Pela Igualdade), UBM(União Brasileira de Mulheres), Sindicatos entre outros. Desde 1991 a UJS detém a presidência da União Nacional dos Estudantes na qual foi uma conquista democrática.

            Objetivos da UJS

1.   Defender e conquistar direitos da juventude à liberdade, ao trabalho, educação, saúde, esporte, lazer e cultura;
2.   Defender a democracia, a soberania e a independência nacional;
3.   Defender o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável;
4.   Lutar contra a guerra imperialista e pela paz no mundo;
5.   Estímulo e cultivo da solidariedade;
6.   Combate à discriminação de gênero, cor, etnia, orientação sexual e religiosa;
7.   Promover e participar de eventos em conjunto com as associações culturais, profissionais, juvenis e defender a ditadura do proletariado



                A UJS possui ainda dois tipos de instâncias que pode deliberar sobre questões que não conflitem com orientações ou deliberações das direções às quais está diretamente ligada: Seminário - que tem a função de ajudar na atualização de nossa elaboração política para alguma área de trabalho ou frente de atuação; e o Encontro: que tem a função de discutir questões de encaminhamento das resoluções e campanhas da UJS, bem como políticas para as frentes de atuação.

Movimento Jovem


Unidos  por um Objetivo

        Desde o início do Movimento os jovens estiveram presentes como protagonistas; a sua fisionomia específica começou a se delinear a partir de 1967, quando Chiara Lubich, com o lema “Jovens de todo o mundo, uni-vos!”, colocou as bases para a constituição dos movimentos juvenis. No ano seguinte nascia o Movimento gen e em 1985, como irradiação deste, os Jovens por um Mundo Unido*. Responderam àquele chamado, e ainda hoje continuam a responder, jovens entre os 17 e 30 anos, espalhados por toda parte, nos cinco continentes, de diferentes etnias, nacionalidades e culturas.
       Pertencem a diversas denominações cristãs, a várias religiões, ou não professam nenhum credo religioso, mas são todos ligados pelo desejo de construir o mundo unido, fazer com que a humanidade seja, cada vez mais, uma só família, no respeito pela identidade de cada um.


        Percorrem todos os caminhos possíveis para construir a fraternidade universal, a fim de sanar as divisões existentes nas famílias, entre as gerações, entre os diversos grupos sociais.
             E assim desde muitos anos os jovens lutam por seus ideais, seus sonhos para que possam ter uma vida melhor, uma qualidade de vida igual para todos. E eles tem razão! todos temos direito de viver com uma democracia igual para todos... Vamos entre já em um movimento jovem da sua cidade e lute para uma vida melhor... Lute para que você possa ter tudo que não tem, e Lute para que sua geração e as próximas vivam melhor do que agora...